Autoridade russa admite esquema antidoping
MatériaMais Notícias
da bet esporte: Em entrevista ao jornal americano The New York Times,a diretora geral da agência nacional de doping da Rússia (Rusada), Anna Antseliovich, admitiu que houve um esquema, com auxílio do governo russo, para burlar o controle antidoping de seus atletas. Até então, a Rússia afirmava que o escândalo não passava de especulações do ocidente.
Segundo Antseliovich, existiu umaconspiração institucional que chegou a envolver o serviço secreto russo, federações e centenas de atletas. A reportagem explica que um diretor do laboratório manipulou o material colhido nos Jogos Olímpicos e também providenciou coquetéis para aprimorar a performance dos atletas. Além disso, membros do Serviço Secreto Federal também violaram materiais colhidos e um vice-ministro do esporte garantia que todos os atletas usuários de substâncias dopantes não fossem descobertos.
Segundo a reportagem, a mudança no discurso pode decorrer do desejo dos russos em fazer as pazes com o Comitê Olímpico Internacional (COI), já que podem ser alvo de uma severa punição diante do relatório elaborado por Richard McLaren à Agência Mundial Antidoping (Wada, em inglês). O texto contem detalhes sobre o esquema russo.
Segundo Antseliovich, os altos membros do governo desconheciam a manobra, contrariando o que a Wada denuncia. Atletas que revelaram o esquema também insistem que o governo tinha conhecimento de tudo.
Para as autoridades russas, o esquema não é uma exclusividade da Rússia, mas sim um problema de todo o sistema.
-É o sistema que está falido – disse Victor Berezov, advogado do Comitê Olímpico Russo.
A Rússia também alega não ter a chance de se defender.
-O sentimento na Rússia é de que não tivemos a oportunidade de nos defender – afirmou Vitaly Smirnov, responsável pela reforma do sistema antidoping da Rússia.
O outro lado
Pouco tempo depois da publicação da matéria do jornal norte-americano, a Rusada, emitiu uma nota oficial negando as informações contidas no texto. Segundo a entidade, as palavras de AnnaAntseliovich foram colocadas fora de contexto, dando a intender que ela confirmava as acusações.
– Durante conversa entre A.A. Antseliovich e a jornalista Rebecca Ruiz, a Diretora Geral apontou que na segunda parte do relatório publicado no dia 9 de dezembro de 2016, Richard McLaren não estava mais usando as palavras ‘sistema de doping patrocinado pelo Estado’ e, no lugar, usou ‘conspiração institucional’, excluindo o potencial envolvimentos de altos oficiais russos – diz a nota.
A agência também afirma não ter o poder necessário para afirmar nada a respeito deste tema.
-Gostaríamos de salientar que a Rusada não tem autoridade para admitir ou negar tal fato, já que a investigação do caso é tratada pela Comissão de Investigação da Federação Russa.
continua após a publicidadeRelacionadasLutas‘Não quero ser um tipo de viciado’, diz Cain VelásquezLutas22/12/2016Mais EsportesIAAF anuncia que reanalisará exames colhidos no Mundial de SopotMais Esportes16/12/2016Mais EsportesIsinbayeva afirma que Rússia atendeu a todas as solicitações de combate ao dopingMais Esportes12/12/2016